A representação patronal do setor em São Paulo está em crise.

São Paulo, 03 de novembro de 2020


Ás

Indústrias de joias, ourivesaria, bijuterias e lapidação de gemas do Estado de São Paulo.

Ref.: A Representação patronal do setor em São Paulo está em crise.


Reunião de avaliação dia 12/11/2020 às 14h na ESCOLA SENAI FRANCISCO MATARAZZO

Rua Correia de Andrade, 232 – Brás, São Paulo


Prezado amigo empresário,

Sem uma representação sindical patronal minimamente organizada, a indústria joalheira não contará com força suficiente para defender os interesses do setor, e nem mesmo conseguirá negociar uma convenção coletiva de trabalho com o sindicato de trabalhadores. Sem um sindicato patronal organizado, o setor não contará com uma representação junto aos orgãos como a federação e confederação das indústrias, comprometendo significativamente sua capacidade de interlocução com os governos dos estados e da união. Sem um sindicato patronal atuante e preparado, o setor estará vulnerável a atuais movimentos paredistas organizados pelo sindicato dos trabalhadores nas empresas.

Lamentamos informar, mas a indústria de joias, ourivesaria e bijuteria no Estado de São Paulo está correndo todos esses riscos atualmente. O Estado de São Paulo que concentra o maior parque industrial joalheiro da América Latina está com seu sindicato de representação enfrentando a maior crise financeira de sua longa história de mais de 90 anos.

Caso as empresas do setor não se mobilizem para ajudar a instituição a superar esse momento difícil, as consequências para todo ramo se farão sentir em breve através de uma profunda desorganização na relação capital e trabalho, na ausência de indicadores salariais que orientem as empresas em sua política de pessoal e na carência de representação da indústria na defesa dos interesses do setor junto ao governo.

A atual direção do SINDIJOIAS – SP tem plena consciência do difícil momento econômico que vivemos e de seu impacto na saúde financeira das empresas. No entanto, a falta de apoio e compromisso com o órgão oficial de representação sindical não pode ser uma opção razoável e inteligente de redução de despesas. As consequências da falta de representação organizada nessa área certamente serão muito graves para a imagem e organização do setor no futuro próximo.

A responsabilidade é de cada um de nós. Contamos com a imprescindível participação da sua empresa na reunião acima especificada para que juntos encontremos um caminho que, seguramente será do interesse de todos.



Posts Em Destaque
Posts Recentes