SINDIJOIAS - APOIANDO, DESENVOLVENDO E PARTICIPANDO!

SIGA-NOS:

  • w-facebook

1º Workshop de empresas familiares

 

 

A Ricca Associados e a Central de Serviços (CSer) promoveram, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), no dia 20 de agosto, o 1º Workshop de Empresas Familiares. Os principais temas abordados foram a sucessão familiar e as implicações que isso carrega, os pilares das empresas familiares, a perpetuação do negócio familiar e a importância da união e do conhecimento da família sobre a empresa.

 

Durante o evento Domingos Ricca ministrou uma palestra sobre a perpetuação da empresa familiar e a profissionalização e sucessão, dando ênfase nos pilares que sustentam a empresa familiar e no processo de sucessão, o qual não pode ser radical, mas sim gradual e sempre contando com o dono que é o grande estrategista do negócio para perpetuação, porque ele conhece a família, a empresa e quem é o melhor para a futura sucessão.

 

Ricca também comentou sobre o papel importante da consultoria nesse caso de sucessão familiar, afinal muitas vezes os laços familiares interferem nessa relação, então a consultoria media esse processo, mostrando aquilo que será melhor para a empresa levar seu principal valor adiante: seu nome.

 

Alguns convidados foram chamados para participar do Workshop e apresentaram cases de sucesso. Ana Gabriela Ribeiro do empreendimento Fran’s Café comentou que o mais importante nisso tudo é a união. “É necessário ter o pai, o tio, os fundadores juntos para aprendermos com eles”. Segundo ela o trabalho de sucessão é um processo natural, afinal todos trabalham na empresa como se fossem só mais um colaborador.

 

O representante da Construtora Zagonel, Jean Zagonel, também apresentou um case e pontuou a importância de levar os valores do fundador adiante. “Acredito que o mais importante é que a geração que vai suceder na empresa, tente entender quais são os valores do fundador, ou seja, quais são as coisas mais importantes que ele deixou, pois isso é a base da empresa. Então, se isso ficar entendido a empresa vai se perpetuar”.

 

E para finalizar, Ricca deu uma dica de como identificar um sucessor dentro da família para os empresários que estão pensando em começar a discutir a sucessão familiar, “O principal da sucessão são as pessoas se adaptarem à empresa e não a empresa se adaptar às pessoas. O sucessor tem que ser aquele que ama a empresa e que tem paixão pelo negócio”.

Please reload

Posts Em Destaque

Seminário Tributário

1/10
Please reload

Posts Recentes

November 7, 2019

January 7, 2019

December 4, 2018

Please reload

Arquivo