SINDIJOIAS - APOIANDO, DESENVOLVENDO E PARTICIPANDO!

SIGA-NOS:

  • w-facebook

Sindijoias participa de Plenária na Fiesp

 

 

O Sindijóias participou da Plenária dos Executivos, promovida na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), no último dia 14 de abril. Durante a abertura do evento, o diretor Paulo Henrique Schoueri explicou que a partir de agora a Central de Serviços passa a ser uma divisão do Departamento Sindical (Desin).

 

O Departamento continuará cuidando da parte sindical, Trabalhista e Negocial, enquanto a Central de Serviços mantém sua independência e continuará a fazer todas as ações que fazia. “A proposta é tornar o Desin mais participativo. Desde já convido todos vocês a participarem. O Desin terá uma linha mais de questionamento. Digam o que incomoda o setor de vocês”.

 

Schoueri destacou que vai ampliar a atuação do Fórum de Discussões Trabalhistas para criar um sentimento de indústria. Ele defende que é preciso ter uma linha de raciocínio, estar coeso em uma posição, para que a negociação de uma categoria não prejudique as demais. “Somos todos uma única indústria”.

 

O primeiro painel foi feito pelo Sescon, que explicou o Bloco K, uma obrigação da indústria que não cabe ao escritório de contabilidade e depende de um software. Segundo o que explicou o Professor Antonio Sérgio de Oliveira, trata-se de uma mudança radical na forma de se comunicar com o Fisco. “É importante alertar o contribuinte que ele passa a ter participação efetiva na geração dos arquivos”.

 

O segundo painel foi do Departamento de Infraestrutura (Deinfra). O Coordenador Gustavo Borges falou sobre a crise elétrica. Segundo ele existe uma reserva de 33% de energia, o que é muito pouco para passar o período seco, logo, existe um risco de desabastecimento.

 

O Departamento de Meio Ambiente (DMA) apresentou o Guia de Licenciamento Ambiental e as novas regras de Licenciamento. Segundo a gerente Anícia Pio, no ano passado houve uma regulamentação do que é licenciado pelo Estado e pelo Município. “O Guia explica e orienta o que mudou na legislação. No total existem 45 municípios licenciadores. Ainda está confuso, então quem tiver problemas nos avise, estamos reunindo informações para levar para a Secretaria de Meio Ambiente”.

 

O Departamento da Micro, Pequena e Média Indústria (Dempi) apresentou a programação do Congresso da Indústria 2016, que acontece no dia 25 de maio. O tema, segundo Eduardo Chede será “Você é Líder – Inspire, Inove, Motive e Conquiste. O Departamento apresentou também a Expo Milão. O Brasil terá um estande e os Sindicatos poderão mobilizar suas empresas para participar.

 

A gerente do Departamento Jurídico Estratégico, Luciana Nunes Freire falou sobre a votação do projeto de terceirização. Segundo ela a posição da Fiesp é convergente ao projeto e a terceirização, ao contrário do que dizem alguns trabalhadores traz agilidade do processo produtivo, eficiência e competitividade.

 

O gerente do Desin, Marco Aurélio Vizioli fez um balanço das Negociações Coletivas de Trabalho, lembrando que a inflação está muito alta. Na média os índices inflacionários estão em 6,84% e que os negociadores devem tentar quebrar o histórico do INPC. “Existem outros índices. Percebo que começa a existir uma preocupação das empresas com a preservação dos postos de trabalho mais que a concessão de beneficio”.

 

Após a Plenária houve o Happy Hour promovido pela CSer em conjunto com o Sampapão, em comemoração aos 100 anos da AIPAN (Associação das Indústrias de Panificação e Confeitaria de São Paulo).

Please reload

Posts Em Destaque

Seminário Tributário

1/10
Please reload

Posts Recentes

November 7, 2019

January 7, 2019

December 4, 2018

Please reload

Arquivo