48% dos comerciantes acreditam que 2º semestre será melhor, diz CNDL

Quase metade dos comerciantes e prestadores de serviços acreditam que o segundo semestre será melhor para a economia, segundo pesquisa do SPC Brasil e Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL).

De acordo com o levantamento, 47,9% dos empresários acreditam que o segundo semestre será melhor que o primeiro, enquanto 6,8% acreditam que será pior. No primeiro semestre, 39,5% acreditavam que haveria piora.

A pesquisa mostra que a principal medida sendo tomada pelos empresários para se manterem no mercado em meio à crise é a contenção de despesas, adotada por 38% – percentual menor, no entanto, que o registrado em abril, de 45,1%. Em segundo e terceiro lugar aparecem a redução dos preços (17,3%) e a demissão de funcionários (10,1%).

Segundo a pesquisa, 62,9% dos entrevistados tiveram que demitir funcionários no primeiro semestre. Para os próximos meses, no entanto, 84% afastam a possibilidade de demissões.