SINDIJOIAS - APOIANDO, DESENVOLVENDO E PARTICIPANDO!

SIGA-NOS:

  • w-facebook

Núcleo Setorial de Informação

Caderno de Inspirações

 

A versão 2014/2015 do Senai Mix Design – Caderno de Inspirações – foi lançada durante a Tecnogold. O projeto engloba as quatro áreas da moda em um único caderno, explica a designer Melissa Bosquê.

 

Trata-se da pesquisa das macrotendências para moda da parte de vestuário, bolsas, calçados, bijus e joias folheadas. O caderno é lançado a cada seis meses. O material apresentado na Tecnogold refere-se ao período de primavera/verão 2014/2015, lançado oficialmente em janeiro.

 

Em termos de joias, o mais interessante, explica Melissa, é a questão das formas orgânicas. “Estamos vendo muito o design dessas formas e ao mesmo tempo uma modernidade muito grande. O orgânico remete ao clássico da joalheria, mas a outra parte fala da conectividade, tudo que é moderno e traz um visual mais reto, que é diferenciado”.

 

Setor de Joalheria ganha caderno de tendências

 

A proposta do Sindijoias de ter um "Caderno de Traduções e Inspirações” sobre joias tornou-se realidade. O lançamento foi feito durante a Tecnogold 2013. Desenvolvido pelo Senai em parceria com o Sindicato, o Caderno traz as tendências de moda 2013/2014, dicas de pesquisa e ilustrações direcionadas para o setor de joias.

 

De acordo com a representante do Senai, Sheila Brabo, a ideia é trazer para o mercado joalheiro as tendências, não só mercadológicas, mas também de comportamento e consumo. “A questão é quais os movimentos que vamos ter no próximo ano para o desenvolvimento das coleções”.

 

Ela explica que o designer precisa ser visto como ferramenta estratégica para a empresa e não simplesmente como fator estético. “É mais que isso, um fator que se preocupa com os materiais, com a qualidade, acabamento. Temos que disseminar um pouco mais os conceitos de design”.

 

Sheila Brabo destacou ainda que o caderno é voltado para o mercado brasileiro, “do jeito da gente”. A proposta agora é fazer uma unificação dos cadernos de tendências. Um seria apresentado no primeiro semestre e outro no segundo, primavera/verão e outono/inverno, tratando todos os setores, separando apenas as joias e joias folheadas. “No segundo semestre faço joias folheadas junto com têxtil, vestuário, couro, calçados e acessórios, e no primeiro todos os outros setores e as joias de ouro e platina”, finaliza.